Brasil, Argentina e Chile lideram na visitação a sites de compras coletivas na América Latina, aponta um levantamento da empresa de pesquisas comScore divulgado nesta quarta-feira (1.º/6).
Segundo a empresa, na América Latina 11,6 milhões de usuários online visitaram algum site de cupons de desconto em abril. O número representa 10% da população online da região, que é estimada pela comScore em 116,6 milhões.
A pesquisa leva em conta a audiência gerada por pessoas com 15 anos ou mais, por meio de computadores em casa ou no trabalho - ficam excluídos da conta os acessos públicos, a partir de lan houses, por exemplo, e os feitos por celulares e tablets.
O Brasil tem a maior taxa de visitação: 16,1%, o que resulta numa audiência online local de 6,8 milhões de visitantes. A Argentina tem a segunda maior audiência online da região, com 1,8 milhão de visitantes (13,9% da população online local).
Em seguida vem o México, com 1,3 milhão de visitantes (6,6%), e o Chile, com 751 mil visitantes - o que indica uma taxa de penetração de 10,2%.
A estimativa da comScore soa conservadora quando comparada ao número obtido pela Ibope Nielsen Online em outubro de 2010. Naquele mês, o instituto afirmou que os 18 principais sites de compras coletivas do Brasil receberam a visita de 7,4 milhões de usuários únicos.
Impulso ao e-commerce
"A categoria de cupons de desconto online permanecia relativamente subdesenvolvida na América Latina até recentemente, quando marcas como Groupon e Groupalia surgiram", afirmou Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da comScore para a América Latina, em comunicado. "Os sites de cupons não apenas conectam comerciantes locais com os consumidores online, mas também ajudam a impulsionar o desenvolvimento do e-commerce na região."
Em relação aos sites mais visitados na América Latina, o Groupon lidera a lista da comScore, com 4,8 milhões de visitantes. Nos mercados individuais, o Groupon atrai a maior parte da audiência no Brasil (2,5 milhões de visitantes, ou 6% dos internautas), na Argentina (922 mil, ou 7,1%) e no Chile (481 mil, ou 6,6%).
O Groupalia foi o segundo maior site de compras coletivas na América Latina, com 2,3 milhões de visitantes.
A comScore ressalta que, no Brasil - que tem um mercado de compras coletivas mais maduro em relação ao restante da América Latina -, sites locais como o Peixeurbano.com.br, Clickon.com.br e Apontaofertas.com.br formam o primeiro pelotão em número de acessos, já que todos esses tiveram mais de 1 milhão de visitantes em abril.
"Embora o site americano Groupon seja o líder claro na região, percebemos várias marcas locais no mercado, especialmente no Brasil e no México. Será interessante ver quem ganhará mercado no ano que vem dado o rápido desenvolvimento do setor", concluiu Fosk.
Segundo a comScore, o ranking de abril dos sites de compras coletivas na América Latina, em termos de audiência (visitantes), é o que segue:
1. Groupon - 4,76 milhões
2. Groupalia - 2,27 milhões
3. Peixeurbano.com.br - 2,15 milhões
4. Clickon.com.br - 1,9 milhão
5. Apontaofertas.com.br - 1,01 milhão
6. Clickonero.com.mx - 605 mil
7. Agrupate.com - 578 mil
8. Guiadaspromocoes.com.br - 348 mil
9. Bananarama.com.br - 334 mil
10.Letsbonus.com - 306 mil
Nenhum comentário:
Postar um comentário